MENU

MATÉRIAS ESPECIAIS

 

Jim Diamond In Memoriam

O MUNDO da música perdeu um dos seus mais antológicos representantes, cujo talento levou ao sucesso internacional canções que se tornaram preciosidades marcantes, estruturadas em letras e melodias que certamente sobreviverão à efemeridade do artista. No dia 8 de outubro de 2015, na cidade de Londres, Inglaterra, morreu o músico, cantor e compositor James Diamond, ou Jim Diamond, como ficou internacionalmente conhecido.


NASCIDO no dia 28 de setembro de 1951, em Glasgow, Escócia, no Reino Unido, Jim Diamond revelou-se um artista promitente na adolescência, aos quinze anos de idade, quando  formou um grupo chamado The Method. Passado algum tempo, organizou a Gully Foyle, banda na qual programou e realizou pela Europa uma série de shows. Mas foi depois de estreitar amizade com o “Patriarca do Blues Anglo-Saxônico”, o célebre Alexis Korner, que Diamond daria um novo rumo à sua carreira, já que o apadrinhamento de Korner lhe dera a oportunidade de obter recursos e experiência que usou para amadurecer como artista.


ERA O ano de 1976 quando Jim Diamond decidiu emancipar-se artisticamente de Alexis Korner, decisão essa precipitada demais. Associado com Cliff Williams, futuro membro do grupo AC/DC, veio a formar uma banda de contingente batizada de Bandit, um projeto mal–sucedido, pois o seu estilo musical não fazia frente ao gênero Punk,  a onda do momento. Assim, ele desfez a banda e rumou para os Estados Unidos, instalando-se na cidade de Los Angeles, onde conheceu o músico e compositor Earl Slick. Os dois somaram talentos numa parceria musical que ficou conhecida por Slick/Diamond. Todavia, a dupla restringiu-se a composições e gravações de músicas destinadas a fazer parte de trilhas sonoras.


CAPA DO LP  I WON´T LET YOU DOWN,  DO PhD  (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

CAPA DO LP  I WON´T LET YOU DOWN,  DO PhD  (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

 

COM a chegado dos anos 80, Jim Diamond discerne outra oportunidade de projeção diante de um grande público. Dessa vez ele une-se aos músicos Simon Phillips e Tony Hymas, e daí nasce o famoso trio PHD*, letras iniciais de seus respectivos sobrenomes (Phillips, Hymas, Diamond). Phillips se encarregou da bateria, Hymas, dos teclados e piano, e Diamond, dos vocais.  Pela gravadora WEA Records, eles lançaram seu hit de maior sucesso, I Won´t Let You Down, cujo LP vendeu milhões de cópias em resultado da repercussão mundial. A canção tornou-se um clássico e está alistada entre os maiores sucessos musicais do século XX. Simon Phillips não continuaria como integrante do trio por muito tempo.


JIM Diamond desliga-se da banda em 1984 para seguir carreira solo; e não deixou a desejar. Compôs uma música chamada I Should Have known Better, e esta virou um sucesso tão estrondoso, que geralmente é citada como temática dos anos 80. É também desta década outro sucesso seu, a não menos romântica canção Remember I Love You. Ambas estão nas trilhas sonoras internacionais de duas telenovelas brasileiras, de 1985 a 1986; I Should Have Known Better, em A Gata Comeu, e Remember I Love You, em De Quina Pra Lua. A título de curiosidade, I Shoud Have Known better ganhou uma versão brasileira (Eu Não Soube Te Amar/Eu Choro E Não Vejo) no estilo pop-brega, na voz de um de seus ícones mais representativos, o cantor pernambucano Ademir Rodrigues de Araújo, cognominado Ovelha.


FOTO DE JIM DIAMOND NO FINAL DOS ANOS 80  (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

FOTO DE JIM DIAMOND NO FINAL DOS ANOS 80  (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

 

AINDA EM 1986, o ex-vocalista do PHD lançou outro trabalho, o balanço Hi Ho Silver, que não teve tanto sucesso quanto os anteriores, mas mesmo assim virou tema de abertura de uma série de TV e atingiu o quinto lugar nas paradas de sucesso do País de Gales a República da Irlanda.


DURANTE a década de 90, Jim Diamond esteve envolvido com produções e shows, seus e de outros artistas, e não compôs nenhum outro sucesso de impacto. No transcorrer dos anos 2000, fez parceria com vários artistas, entre eles Tommy Cunningham, do grupo Wet Wet Wet, e Greg Kane, do Hue And Cry, lançando em 2005 seu álbum Souled And Healed e duas canções principais: When You Turn e Blue Shoes, e em 2011 seu último trabalho, City Of Soul, pela gravadora Camino Records. 


JAMES DIAMOND,  1951- 2015 (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

JAMES DIAMOND,  1951- 2015 (IMAGEM DIVULGAÇÃO)

 

A MORTE de Jim Diamond foi divulgada pelo site da BBC News. Sua família não informou a causa mortis. Ele estava com 64 anos e deixou esposa, duas filhas e inúmeros fãs saudosistas pelo mundo afora. Segue abaixou uma playlist dos seus principais trabalhos a partir da época em que integrava o PHD:


1 - I Won´t Let You Down

2 – I Should Have Known Better

3 – Remember I Love You

4 – Hi Ho Silver

5 - I Still Love You

 

*As letras PHD foram modificadas para P.h.D, como um jogo de palavras correspondentes ao título do grau de doutoramento Doutor da Filosofia ( Doctor of Philosophy = P.h.D). 

 

Autor: Josadarck M. Nascimento

Postada em: 28/10/2016

 

 

 

PEDIDOS

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

AS TOPS DO MOMENTO

1

Bed of Roses
Bon Jovi

2

Take a Look at Me Now
Phill Colins

3

Só Pra o Vento
Ritchie

4

Girls Just Want To Have Fun
Cyndi Lauper

5

I should have known better
Jim Diamond

6

I Live My Life for You
Firehouse

7

Purple Rain
Prince

8

Listen To Your Heart
Roxette

9

My Girl
The Temptations

10

Love Is All Around
Wet Wet Wet

 

 

PARCEIROS

 

Paradise Web Radio | www.paradise.radio.br | Todos os direitos reservados